terça-feira, 14 de outubro de 2008

As consequencias Ambientais do despejo do rejeito do óleo de cozinha usado no meio ambiente


A queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, são considerados os principais vilões do aquecimento global. Tendo em vista esse problema da queima desses combustíveis, o homem vem buscando outras fontes de energias que não poluem tanto quanto os combustíveis fósseis, e uma delas são as fontes de energias renováveis, a eólica, solar e a biomassa.
Existem três (3) formas de se obter energias através da biomassa: A sólida; a gasosa e a líquida. A energia líquida através da biomassa é conhecida como os biocombustíveis, que são obtidos através do óleo de soja, girassol, dendê, mamona, etanol e o metanol. A soja é um forte elemento para se produzir o biodiesel, e, em função disso o óleo de cozinha usado também serve para a produção do biodiesel, sabão, massa de vidro e para ração animal.
O óleo de cozinha é um resíduo que provoca grande impacto ambiental e não existe uma alternativa para o descarte desse material. Além de ser o responsável pelo entupimento de encanamentos e outros problemas de higiene e mau cheiro. O óleo, por ser mais leve que a água, cria uma barreira na superfície da água que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática. Descartar o óleo na natureza tem uma relação direta no aumento de enchentes em áreas urbanas, pois causa a impermeabilização do solo.
Além de causar mau cheiro, o óleo, quando descartado na pia aumenta consideravelmente as dificuldades referentes ao tratamento de esgoto. "O lançamento de detritos impregnados de gordura na rede de esgotos acaba provocando a incrustação nas paredes da tubulação e a conseqüente obstrução das redes coletoras".
Nos rios, a presença do óleo é facilmente perceptível. O óleo flutua sobre a água, já que é mais leve e não se mistura. "O óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a base da cadeia alimentar aquática", explica o ambientalista. A falta de oxigênio, ainda segundo Miragaia, pode exterminar com os fitoplânctons, espécie de algas microscópicas.
Esse projeto consiste na coleta do rejeito do óleo de cozinha, para a produção de sabão. No primeiro momento participarão desse projeto duas Lanchonetes, e duas padarias, e algumas residências que irão guardar o óleo para a fabricação do sabão caseiro. O principal foco desse projeto é de que não seja mais jogado fora esse rejeito, pois o município não tem tratamento de esgoto e todo rejeito liquido é jogando no esgoto que desemboca no rio.
O rejeito do óleo de cozinha, que é despejado nos esgoto, no solo, nos rios, são altamente poluidores para o meio ambiente. Para reverter esse impacto na natureza, foi elaborado um projeto para conscientizar a comunidade do município de Jaguaruna, sobre os problemas ambientais que o rejeito de óleo de cozinha causa a natureza.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

5 comentários:

Aquecimento Global disse...

O fato de que o meio ambiente esta sendo destruído a cada dia, não é novidade pra ninguém.As energias não-renováveis estão se acabando e tudo que o homem precisa é apostar nas energias renováveis, com a energia solar que é uma otima fonte de economia.

Viva sem preconceito disse...

Isso nos mostra como é importante manter o ambiente preservado, pois até quando achamos que não estamos prejudicando-o, estamos acabando com nossas próprias vidas.

Alunos:Tais e Jeronimo

AQUI NÃO FROXA 11 disse...

O assunto abordado neste blog nos demonstra a atual realidade pois as pessoas não tem consciência dos seu atos com o meio ambiente.Esperamos que alguns outros comerciantes assim como os dois ja existente se conscientizem e tomem atitudes
corretas;como guardar o oleo de cozinha para a fabricação de sabão,ou fazer algo que não prejudique o meio ambiente.
Os nossos parabens pela sua atitude em conscientizar as pessoas com o seu trabalho.ass;michael,lucas,douglas e alessandra!

Somos as professoras Indiamara,Jadna,Janete e Joelma disse...

Precisamos nos conscientizar de que devemos cuidar do nosso meio ambiente. Se não nossas gerações futuras não terão mais o que aproveitar desse meio ambiente poluído.

Escola de Educação Básica Marechal Luz disse...

"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos"
Sigmund Freud

E pensando assim devemos nos aliar à educação para usá-la em FAVOR ao meio em que vivemos, nosso meio ambiente, desta forma, juntos com a educação salvaremos nosso planeta.intiv